Olá pessoal!! Hoje resolvemos publicar aqui no Irradia-se, uma "injeção de ânimo", é! É isso mesmo, para você que está louco para investir em um novo empreendimento no mercado da moda, mas está inseguro... Abaixo segue a nossa matéria, está bem interessante, vale a pena conferir .
Atualmente é notório o crescimento do mercado de moda no Brasil, a cada ano, os números vem aumentando cada vez mais estabelecendo o país em uma posição relevante e de notoriedade em meio a sociedade global.
Segundo Howkins (2001), o mercado da Moda pode ser definido como uma volátil mistura de arte, expressões culturais, design, manufatura comércio e publicidade. A partir dessa diversidade que o mundo da moda possui, ele acaba tornando-se o responsável por quase 30% dos estabelecimentos existentes dentro da cadeia da Indústria Criativa no Brasil.
A respeito da Indústria Criativa no Brasil, a UNCTAD (Conferencia das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) define como: "a cadeia produtiva é composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários".
A partir dessa definição, a industria criativa é organizada em 3 áreas:
Núcleo Criativo:
centro de toda a Cadeia Produtiva da Indústria Criativa, é formado por atividades econômicas que têm as ideias como insumo principal para agregação de valor;
Atividades Relacionadas:
provêm diretamente bens de serviços ao núcleo, são representadas em grande parte por indústrias e empresas de serviços fornecedoras de materiais e elementos fundamentais para o funcionamento do núcleo;
Apoio:
ofertantes de bens e serviços de forma indireta ao núcleo.
A partir dessas definições podemos concluir que, é de suma importância que as atuais e futuras empresas utilizem o conhecimento como principal elemento propulsor da organização dentro do seu processo produtivo. As ideias criativas assumem a prioridade, entre todos os recursos inicias necessários para o estabelecimento de uma organização, propiciando agregação de valor aos seus produtos.
Os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem emprego, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento (CHIAVENATO, 2008,p.4)
Assim, é preciso acreditar na potencialidade da criatividade no momento da inovação, para se destacar dentro do mercado à partir de uma vantagem competitiva definida e estruturada para obter-se o sucesso almejado.
Pense Nisso:
Disciplina: Empreendedorismo
Profª: Flávia Lira
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