domingo, 21 de setembro de 2014

Princípios Básicos de Fotografia

  Existem 3 princípios básico para fotografia: sensibilidade, velocidade e abertura. E essencial o fotografo saber manejar esses três princípios.

SENSIBILIDADE (ISO)

A sensibilidade a luz que a câmera terá corresponde ao número de ISO usado. Ou seja, ao alterarmos o ISO estamos modificando a captação de luz. Quanto maior o número de ISO maior a sensibilidade e a captação de luz, e assim ao contrario, quanto menor o número de ISO menor a sensibilidade e a captação de luz. Ex.: se estiver fotografando em um local aberto e ensolarado, o ISO deve ser de 100 e 200, pois já há iluminação suficiente. Caso esteja fotografando a noite e a iluminação seja pouca, o ISO deve estar em 400 e 800. Se o ISO for menor que 400 em um local com pouca iluminação, as fotos iram sair desfocadas, com os pixels mais aparentes. Pois a câmera precisara de um tempo maior para capturar a imagem.


Foto: www.sorrisonafoto.com


VELOCIDADE

O elemento que controla essa função é o obturador. Ou seja, ao alterarmos o tempo do obturador estamos modificando o tempo da entrada de luz. Ao contrario do ISO, quanto maior a velocidade do obturador menor a quantidade de luz que atinge o sensor. E quanto menor for a velocidade maior será a luz que atinge o sensor. Ex: Se queremos fotografar um carro em movimento,ou uma pessoa pulando, devemos aumentar a velocidade. Se desejamos pegar só o rastro do carro, ou o borrão da pessoa pulando, devemos diminuir a velocidade.



Fotos: www.techutudo.com.br

ABERTURA

A intensidade de luz que incide sobre o sensor da câmera é controlado pela abertura. Elemento esse que controla a função do diafragma. A abertura é representada pelo F. Quanto menor for o número de F maior a abertura do diafragma e menor a quantidade de luz.


Foto: www.saulofortkamp.com.br

Se utilizarmos essas 3 informações básicas e mais do que uteis em nossas trabalhos de fotografias, podemos assim chegar ao resultado desejado.


Disciplina: Fotografia Digital
Profº: Ian

Nenhum comentário:

Postar um comentário