domingo, 21 de setembro de 2014

Criando uma Coleção!

Desenvolvimento de coleção

Olá! Nessa postagem vamos falar sobre o desenvolvimento de uma coleção de moda! Você acha muito glamouroso quando as modelos passam pela passarela, desfilando com lindos looks? Sim, elas arrasam! Mas ali por trás existe um longo e minucioso trabalho, que vem sendo pensado a longos meses, desde a estação passada, para que fique tudo prontinho para estação atual!



Antes de tudo as coleções de moda são divididas de acordo com as estações do ano, depois é pensado em quem são os consumidores, e para isso é feito um painel chamado de mood board, que define o estilo, os lugares e objetos que o consumidor provavelmente terá. A partir daí são pensados mais alguns painéis, que trarão a definição de tema, estilo e conceito e ainda um painel (pode ser mais de um) de inspiração.



Após tudo isso, ainda é feito uma cartela de cores e um caderno de estampas, que dirão os tons e padronagens que irão compor as peças e em grande parte das vezes conecta-las entre si, em geral, a coleção necessita de um ou mais elementos que irão informar que aquelas peças fazem parte da mesma coleção. Antes do desenvolvimento das peças e looks, ainda é necessário que seja feito uma divisão entre peças conceituais ou alta costura, básicas e fashion, essa divisão é chamada de mix de produtos.



Depois que os estilistas desenham e terminam de desenvolver todas as peças baseada nos dados coletados, são definidos os tecidos e aviamentos (que vão desde as linhas usadas nas costuras até os botões e ilhoses) que serão a estrutura e detalhes finais das peças, e para isso é feito outro painel com amostras de cada um. Depois das peças prontas, ainda entra em ação o stylist que irá combinar as peças e montar cada look que será exposto no desfile. Eai, o que achou desse post? Ainda tem dúvidas? Conta mais pra agente! Beijos!

Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Coleções
Profº: José Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário