quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Fotografia: Tipos de câmeras


Olá visitantes,
Hoje o papo é sobre fotografia! E vamos caminhar sobre seus tipos de câmera, para entender como cada uma possuí um objetivo específico. A verdade é que com o passar do tempo a nossa principal ferramente na fotografia passou não apenas por mudanças e aperfeiçoamentos, mas também foram criadas novos tipos com funções diferentes e específicas. E entre esse emaranhado de funções e botões o que pode sem dúvidas ajudar é reconhecer que cada tipo exerce um tipo trabalho, logo, ficará mais fácil de realizar as tarefas reconhecendo com o que pode ser feito de maneira mais adequada. 

 Encontrada em meio as ruas da cidade, logo, utilizada para fotos urbanas. Seu nome é de fato algo curioso, foi devido ao tipo de papel fotográfico usado pela câmera que tinha apenas um de seus lados usáveis para a "revelação" da foto, e não dava pra reconhece-lo pelos sentidos tato, olfato e visão (também não é pela audição - óbvio), mas apenas pelo paladar, ou seja, lambendo o papel. Ela é um laboratório ambulante, pois além de tirar a foto a mesma é produzida dentro da mesma, tinha a opção de flash e suas fotos são apenas monocromáticas. Hoje existem câmeras vintage com esse formato, onde são tiradas fotos inclusive coloridas, mas a lambe-lambe de fato é apenas monocromática.


Esta não falta nas comemorações em família, nas festas entre amigos, nas viagens, ou seja, ela está presente nos momentos onde precisamos registar algo de forma simples. E essas é a característica deste modelo, pois ela tem uma limitação de funções, mas te proporciona um resultado bom, isto dentro de um baixo custo, tonando-a mais acessível.

Chamada porpulamente de "semi-profissional", a compacta avançada é como o próprio nome já diz, uma câmera com poucos recursos avançada. Sua maior característica está na presença de Zoom óptico (Zoom da própria objetiva), mas também um Zoom Digital (Zoom Simulado), outra é a visualização através do Visor Óptico e também do visor de LCD. Porém, ela não te permite trocar as objetivas. O que é claro, limita seus resultados e por fim decresce seu custo. 


Essa é a chamada "Câmera Profissional" ela te permite a troca de objetivas, trazendo recursos adicionais. E além das lentes outros acessórios também podem ser recebidos pela mesma como tripés, microfones, flash. Ou seja, ela vai poder te oferecer o resultado desejado. Encontrado nas mãos de quem sabe o que quer, e não se limita ao "AUTO". Seu custo pode variar, entretanto é muito mais interessante investir em suas objetivas já que são elas as principais responsáveis pelo resultado final.

Vulgarmente falando ela seria a compacta que troca lentes, ou seja, ela é uma câmera mais simples que tem a possibilidade de ter características principais dos tipos DSLR e compacta.

Estas são raras nos dias atuais, inclusive a da foto acima também já não é mais fabricada. Ela possuí uma visão superior entretanto invertida. Existe também dentro destas, as que possuem duas objetivas, estas ampliam mais ainda sua visualização mas calma, uma é para visualização e a outra é pra capturarão da imagem. 

Estas são o topo da cadeia em termo de definição, tem uma proximidade com a Lambe-Lambe por precisar de uma câmara escura, no caso da lambe-lambe é justamente a "capa" vestida pelo fotografo na hora de fazer a foto, também presente nesta. Ela tem um peso superior, por isso é usada sobre trilhos e por sua alta-definição é usada em casos necessários de imagens gigantescas. 

Hoje a gama de tipos de câmera é muito grande, que facilitam e as trazem cada vez mais para o nosso dia-a-dia, fazendo assim a fotografia ficar cada vez mais instantânea. Então vamos a grande pergunta chave: "Qual é a melhor entra elas?" Então, tudo dentro da fotografia é relativo, pois depende muito de como você que seja o resultado. Ou seja, vai depender da sua necessidade, e desta forma adequar a proporção de acordo com o que cada uma te oferece. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário