quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Essa trama toda é o que me compõe..."

Raquell e seus, penitenciários, operários!
Olá visitantes!
Para aqueles que acreditam que a moda não ultrapassa os limites do fashionismo, quero-lhes apresentar o projeto Flor de Lótus da estilista Raquell, onde une o baixo custo de mão de obra a uma nova oportunidade para àqueles que querem e precisam de uma nova oportunidade. O projeto ainda é uma junção entre responsabilidade social em ajudar à necessidade de produção. Pois é, a estilista resolveu apostar na utilização de penitenciários para produzir sua coleção que é toda em tricô. "Eu posso voltar a sonhar!", disse um dos presos que vê nessa oportunidade a chance de além de diminuir a sua pena, como de ter uma nova visão de futuro e um recomeço, ou seja, é um programa de reabilitação.



"Propor uma moda, além de tendências...", diz Raquell.

Fotografia: Tipos de câmeras


Olá visitantes,
Hoje o papo é sobre fotografia! E vamos caminhar sobre seus tipos de câmera, para entender como cada uma possuí um objetivo específico. A verdade é que com o passar do tempo a nossa principal ferramente na fotografia passou não apenas por mudanças e aperfeiçoamentos, mas também foram criadas novos tipos com funções diferentes e específicas. E entre esse emaranhado de funções e botões o que pode sem dúvidas ajudar é reconhecer que cada tipo exerce um tipo trabalho, logo, ficará mais fácil de realizar as tarefas reconhecendo com o que pode ser feito de maneira mais adequada. 

 Encontrada em meio as ruas da cidade, logo, utilizada para fotos urbanas. Seu nome é de fato algo curioso, foi devido ao tipo de papel fotográfico usado pela câmera que tinha apenas um de seus lados usáveis para a "revelação" da foto, e não dava pra reconhece-lo pelos sentidos tato, olfato e visão (também não é pela audição - óbvio), mas apenas pelo paladar, ou seja, lambendo o papel. Ela é um laboratório ambulante, pois além de tirar a foto a mesma é produzida dentro da mesma, tinha a opção de flash e suas fotos são apenas monocromáticas. Hoje existem câmeras vintage com esse formato, onde são tiradas fotos inclusive coloridas, mas a lambe-lambe de fato é apenas monocromática.


Esta não falta nas comemorações em família, nas festas entre amigos, nas viagens, ou seja, ela está presente nos momentos onde precisamos registar algo de forma simples. E essas é a característica deste modelo, pois ela tem uma limitação de funções, mas te proporciona um resultado bom, isto dentro de um baixo custo, tonando-a mais acessível.

Chamada porpulamente de "semi-profissional", a compacta avançada é como o próprio nome já diz, uma câmera com poucos recursos avançada. Sua maior característica está na presença de Zoom óptico (Zoom da própria objetiva), mas também um Zoom Digital (Zoom Simulado), outra é a visualização através do Visor Óptico e também do visor de LCD. Porém, ela não te permite trocar as objetivas. O que é claro, limita seus resultados e por fim decresce seu custo. 


Essa é a chamada "Câmera Profissional" ela te permite a troca de objetivas, trazendo recursos adicionais. E além das lentes outros acessórios também podem ser recebidos pela mesma como tripés, microfones, flash. Ou seja, ela vai poder te oferecer o resultado desejado. Encontrado nas mãos de quem sabe o que quer, e não se limita ao "AUTO". Seu custo pode variar, entretanto é muito mais interessante investir em suas objetivas já que são elas as principais responsáveis pelo resultado final.

Vulgarmente falando ela seria a compacta que troca lentes, ou seja, ela é uma câmera mais simples que tem a possibilidade de ter características principais dos tipos DSLR e compacta.

Estas são raras nos dias atuais, inclusive a da foto acima também já não é mais fabricada. Ela possuí uma visão superior entretanto invertida. Existe também dentro destas, as que possuem duas objetivas, estas ampliam mais ainda sua visualização mas calma, uma é para visualização e a outra é pra capturarão da imagem. 

Estas são o topo da cadeia em termo de definição, tem uma proximidade com a Lambe-Lambe por precisar de uma câmara escura, no caso da lambe-lambe é justamente a "capa" vestida pelo fotografo na hora de fazer a foto, também presente nesta. Ela tem um peso superior, por isso é usada sobre trilhos e por sua alta-definição é usada em casos necessários de imagens gigantescas. 

Hoje a gama de tipos de câmera é muito grande, que facilitam e as trazem cada vez mais para o nosso dia-a-dia, fazendo assim a fotografia ficar cada vez mais instantânea. Então vamos a grande pergunta chave: "Qual é a melhor entra elas?" Então, tudo dentro da fotografia é relativo, pois depende muito de como você que seja o resultado. Ou seja, vai depender da sua necessidade, e desta forma adequar a proporção de acordo com o que cada uma te oferece. 


Muito, pouco.

     Muitos looks, poucas peças. Esse foi nosso desafio na disciplina de produção de moda, onde podemos criar um pequeno desfile na própria sala de aula, mostrando que com o mínimo de peças podemos criar seis looks diferentes, mostrando também todo o lado sensorial e estético, criando um cenário diferente que mostrasse toda a idéia do desfile e das roupas apresentada.
     Como em qualquer trabalho, evento, é preciso planejamento e organização. De inicio criamos um painel semântico com toda a idéia na qual queríamos mostrar ao restante da sala. Em seguida escolhemos as roupas na qual queríamos mostrar como pouco se tornaria muito e resultasse em um trabalho bem bacana.
     Sem esquecer é claro das fichas técnicas de cada look com as observações deixando bem claro como seria montado na hora do desfile, ficha técnica também do cenário para facilitar todo o desenvolvimento e a organização em geral.
     No desfile mostramos a coleção primavera/verão com todas suas cores e leveza de tecidos, passando toda a idéia de que o pouco se torna muito usando apenas a criatividade e peças boas. 


Fichas Técnicas


 Profº Iris Brenda
Disciplina: Produção de Moda






terça-feira, 23 de setembro de 2014

Empreendedorismo Fashion: uma máquina de criatividade




Olá pessoal!! Hoje resolvemos publicar aqui no Irradia-se, uma "injeção de ânimo", é! É isso mesmo, para você que está louco para investir em um novo empreendimento no mercado da moda, mas está inseguro... Abaixo segue a nossa matéria, está bem interessante, vale a pena conferir . 

Atualmente é notório o crescimento do mercado de moda no Brasil, a cada ano, os números vem aumentando cada vez mais estabelecendo o país em uma posição relevante e de notoriedade em meio a sociedade global.

Segundo Howkins (2001), o mercado da Moda pode ser definido como uma volátil mistura de arte, expressões culturais, design, manufatura comércio e publicidade. A partir dessa diversidade que o mundo da moda possui, ele acaba tornando-se o responsável por quase 30% dos estabelecimentos existentes dentro da cadeia da Indústria Criativa no Brasil.


A respeito da Indústria Criativa no Brasil, a UNCTAD (Conferencia das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) define como: "a cadeia produtiva é composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários".

A partir dessa definição, a industria criativa é organizada em 3 áreas:

Núcleo Criativo: 

centro de toda a Cadeia Produtiva da Indústria Criativa, é formado por atividades econômicas que têm as ideias como insumo principal para agregação de valor;

Atividades Relacionadas: 

provêm diretamente bens de serviços ao núcleo, são representadas em grande parte por indústrias e empresas de serviços fornecedoras de materiais e elementos fundamentais para o funcionamento do núcleo;

Apoio:

ofertantes de bens e serviços de forma indireta ao núcleo.


A partir dessas definições podemos concluir que, é  de suma importância que as atuais e futuras empresas utilizem o conhecimento como principal elemento propulsor da organização dentro do seu processo produtivo. As ideias criativas assumem a prioridade, entre todos os recursos inicias  necessários para o estabelecimento de uma organização, propiciando agregação de valor aos seus produtos.

Os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem emprego, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento (CHIAVENATO, 2008,p.4) 
Assim, é preciso acreditar na potencialidade da criatividade no momento da inovação, para se destacar dentro do mercado à partir de uma vantagem competitiva definida e estruturada para obter-se o sucesso almejado. 

Pense Nisso:



Disciplina: Empreendedorismo
Profª: Flávia Lira











segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Criando uma Coleção - Painel Semântico

  O Painel Semântico ou o Mood Board como também é conhecido. É uma das principais etapas de criação. Nesse painel você vai reunir imagens que vão ser referências para o seu projeto. Na nossa disciplina de Planejamento e Gerenciamento de Coleção o nosso foco é uma coleção de verão 2014/2015. Então vou dar como exemplo os painéis usado no nosso projeto! Como já tínhamos feito as primeiras etapas que são : briefing (onde pegamos os dados principais, qual segmento? qual o público alvo? qual faixa etária? qual estação? e etc), o tema ( Falo Grego) e as palavras chave ( Jeans, Mar, Leveza, Cor e Feminilidade).  Então como fazer?! Colete imagens, pode ser recorte de revistas e jornais, fotos da internet, tecidos e etc.  Não tem regras para o painel,pode ser o formato que você quiser, poder seu um painel ou vários, coloque nele tudo que te inspire, tudo que seja referencia para seu tema.
  No nosso painel a baixo, queríamos aproveitar tudo que o país podia oferecer para aguçar a nossa criação!  E pra facilitar, além das fotos relacionadas ao lugar, já salvamos formas, modelos de roupas e tabelas de cores que vamos agregar a nossa coleção!

Tema e Palavras Chave
Céu, mar e a arquitetura da Grécia (inspiração para formas de modelagens, estampas e cores)
Flores da Grécia (inspiração para nossas estampas)
Por do sol na Grécia (usado para inspirar estampas, e cores das peças)


Fundo do mar , peixes e conchas (inspiração para formas de modelagens, estampas e aviamentos)

Nosso painel foi feito no Corel DRAW (disciplina dada no primeiro semestre do curso pelo Professor Marcelo Penha), com imagens coletadas pelo Google.  Então com os painéis prontos, é só colocar sua criatividade em ação. E assim construir sua coleção! 
Em breve mais um post relacionado a próxima etapa da Criando uma Coleção!

Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Coleções.
Profº: José Carlos




100 Anos de Moda

    No semestre passado aprendemos a identificar as roupas por sua época. Na disciplina de  História da Indumentária. Aprendizado que nos ajudará e facilitará na criação de nossas coleções. Encontramos um vídeo super bacana que resume em uma dança 100 Anos de Moda! Assistam!!





domingo, 21 de setembro de 2014

Criando uma Coleção!

Desenvolvimento de coleção

Olá! Nessa postagem vamos falar sobre o desenvolvimento de uma coleção de moda! Você acha muito glamouroso quando as modelos passam pela passarela, desfilando com lindos looks? Sim, elas arrasam! Mas ali por trás existe um longo e minucioso trabalho, que vem sendo pensado a longos meses, desde a estação passada, para que fique tudo prontinho para estação atual!



Antes de tudo as coleções de moda são divididas de acordo com as estações do ano, depois é pensado em quem são os consumidores, e para isso é feito um painel chamado de mood board, que define o estilo, os lugares e objetos que o consumidor provavelmente terá. A partir daí são pensados mais alguns painéis, que trarão a definição de tema, estilo e conceito e ainda um painel (pode ser mais de um) de inspiração.



Após tudo isso, ainda é feito uma cartela de cores e um caderno de estampas, que dirão os tons e padronagens que irão compor as peças e em grande parte das vezes conecta-las entre si, em geral, a coleção necessita de um ou mais elementos que irão informar que aquelas peças fazem parte da mesma coleção. Antes do desenvolvimento das peças e looks, ainda é necessário que seja feito uma divisão entre peças conceituais ou alta costura, básicas e fashion, essa divisão é chamada de mix de produtos.



Depois que os estilistas desenham e terminam de desenvolver todas as peças baseada nos dados coletados, são definidos os tecidos e aviamentos (que vão desde as linhas usadas nas costuras até os botões e ilhoses) que serão a estrutura e detalhes finais das peças, e para isso é feito outro painel com amostras de cada um. Depois das peças prontas, ainda entra em ação o stylist que irá combinar as peças e montar cada look que será exposto no desfile. Eai, o que achou desse post? Ainda tem dúvidas? Conta mais pra agente! Beijos!

Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Coleções
Profº: José Carlos